A corrosão é um processo de oxidação que se manifesta em decorrência do contato do metal com determinadas substâncias naturais ( água, sal, oxigênio, que estão presentes no ar ) e também a certas substâncias químicas (enxofre e seus gases derivados; amônia, hidrogênio, carbono e seus derivados e vanádio, entre outros).
Os problemas oriundos da corrosão são constantes e ocorrem nos mais diversos setores indústriais, como por exemplo, nas indústrias química e petroquímicas, naval , de construção civil entre outras.
Trata-se de um processo que além de ser protagonista de algumas catástrofes no que toca a segurança das pessoas, causa também grandes prejuízos financeiros.
Para combater a corrosão é indispensável realizar um tratamento anticorrosivo para proteção e conservação das estruturas metálicas, sendo esse tratamento a única forma segura e eficiente de proteger os metais contra a corrosão e em caso dos materiais já terem sido corrompidos, para promover a restauração e minimização dos estragos.